Yagê Araujo vence o Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019

Um evento para ficar marcado na história do surf baiano, o Ipitanga Surf Festival – etapa Hilton Issa teve as finais no domingo de páscoa (21) em ondas pequenas, com formação regular, na praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas.

Yagê Araujo vence o Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019.
Fonte e fotos: Abel Baião/FBSurf

No dia decisivo do evento, a organização alterou o cronograma e adiou o início das disputas profissionais que estava previsto para 8h30 devido as condições do mar e foi remarcado para dar  início às 10h40, quando as condições melhoraram. O itacareense Alanderson Martins, que vinha comandando as ações e estabelecendo um ritmo forte com as maiores somatórias da competição, tanto no primeiro round na sexta com 14.40 pontos, quanto no segundo e terceiro rounds, totalizando 12.35 e 16.25 pontos respectivamente, acabou dando adeus na semifinal devido a mudança de tática na escolha do posicionamento no pico, onde perdeu muito tempo da bateria para entrar no jogo, chegando a retornar a tática adotada nas quartas de final se posicionando na direta do palanque porém, não teve mais tempo para encontrar uma onda média de backup e se classificar para a grande final, terminando na sétima posição, com 555 pontos no ranking.


Coloque o mouse sobre a foto e confira o Slide Show:
Yagê Araujo vence o Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019

Fabrício Bulhões que foi campeão open e vice pro em 2018.
Em grande fase, o ilheense Fabrício Bulhões que foi campeão baiano open e vice-campeão profissional em 2018, iniciou essa temporada filiado na FBSurf como profissional e fez grandes apresentações durante o evento, melhorando em cada fase, chegando a vencer o confronto contra Yagê na primeira semifinal neste domingo, e a surfar duas ondas excelentes entre as cinco computadas em toda competição.

O também itacareense Yagê Araújo, quem vinha pegando boas ondas mas sem muita regularidade e sem surfar nenhuma onda na escala de excelência, se concentrou bastante para virar na bateria final com 14,15 pontos de somatório contra 14,00 pontos, levando a melhor sobre o ilheense Fabrício Bulhões, largando na frente para tentar conquistar o feito de 2017 e tentar o bicampeonato baiano nesta temporada de 2019.

Gaspare Jr. entrevista Yagê Araújo em Ipitanga.
O atleta Yagê Araújo que foi o campeão estadual profissional em 2017, se dedicou em 2018 nas etapas do brasileiro da CBSurf e das etapas do QS do circuito mundial, mas declarou para Gaspare Jr. que está cada vez mais difícil competir as etapas R$ 10 mil esse ano, devido ao alto custo com as viagem e que vai focar nas etapas R$ 6 mil do QS que acontecerem mais perto de casa, pra tentar a tão sonhada vaga na elite do surf mundial.

Já nas categorias de base, Miguel Cerqueira, local de Olivença, em Ilhéus, foi o grande destaque entre os atletas amadores, arrepiando as ondas de Ipitanga, fazendo a segunda maior somatória da competição, vencendo na sub 14, uma categoria acima da sua e ficando em terceiro na sub 12, vencida pelo jovem estreante Victor Gabriel que vibrou muito com o título da etapa.

O Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019 foi show.
Além das disputas dentro da água, a programação do Ipitanga Surf Festival Bahia Pro 2019 incluiu ações educativas de defesa do meio ambiente, com coleta seletiva de micro lixo promovida pela CAELF – Cooperativa de Catadores de Lauro de Freitas assim como, prestou homenagem a todos os integrantes da “Galeria dos Campeões Baianos de Surf” em especial ao pioneiro do Surf Baiano Hilton Issa, que se emocionou ao relembrar dos velhos tempos, das estórias vividas e de todo aprendizado que recebeu de seu pai, quem o ensinou a surfar.

O Ipitanga Surf Festival Pro Bahia 2019 – Etapa Hilton Issa, foi idealizado, produzido e realizado pela nova diretoria da Federação Baiana de Surf, com o patrocínio da Necton Boarding Company, Bancada de Coral, Trip Surf Co, Back Fish, JHC Express e Mauro Cardim. O apoio ficou por conta da TM estamparia, Ipitanga Surf, Sequência, Pesca Azul, Sig Impressões, CDL Lauro de Freitas, Associação da Praia de Ipitanga, Associação Laurofreitense de Surf, Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer, Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Governo através da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Resultado:
Profissional:
1º) Yagê Araújo
2º) Fabrício Bulhões
3º) Iago Silva
4º) Igor Farias.

Master:
1º) Adson Maurício
2º) Hélio Rocha
3º) Marcelo Bacana
4º) Márcio Sarmento.

Kahuna:
1º) Marcelo Alves
2º) Paulo Moura
3º) Inaldo Segundo
4º) Hélio Rocha

Feminino:
1º) Potira Castman
2º) Dani Albuquerque
3º) Laine Silva
4º) Maria Eduarda.

Sub 18:
1º) Davi Mendes
2º) Lucas Souza
3º) Bruno Marroche
4º) Diogo Santos.

Sub 16:
1º) Hawaii Chan
2º) Jerônimo Barros
3º) Breno Matos
4º) Jerônimo Barros

Sub 14:
1º) Miguel Cerqueira
2º) Lazaro Nunes
3º) Esdras Morais
4º) Gabriel Guerreiro

Sub 12:
1º) Vitor Gabriel
2º) Isaac Lorente
3º) Miguel Cerqueira
4º) Davi Bastos.

Sub 10:
1º) Davi Bastos
2º) Maria Eduarda
3º) Leon Alves
4º) Numa Lori

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates