Taipús de Fora, o segundo pico do Let’s Go Surfing na Península de Maraú

Neste episódio, vamos apresentar a Praia de Taipús de Fora, outra que tem uma boa constância de ondas sendo a preferida de muitos surfistas, em toda Península de Maraú.

Taipús de Fora é a praia mais cobiçada da Península.
Por Miguel Brusell
Fotos: Gabriela Simões
 
O primeiro episódio você pode conferir neste link. Nele, você pode saber como chegar na Península de Maraú, onde se hospedar e confere o potencial das ondas da Praia do Cassange, uma das mais constantes de toda a Península.
 
Localizada na Ba-030, a 50 km da Ba-001, entre as Praias do Bombaça e do Cassange, a Praia de Taipús de Fora, com sete quilômetros de areia branca, é a mais cobiçada de toda a Península de Maraú não só pelos surfistas, mas, também, pelos turistas. Diversas entradas chegam à faixa de areia de Taipús de Fora. A que chega direto nas piscinas naturais não aparece no Google Maps, porém, ao passar haverá placas indicativas.
 
Outro caminho, é pela avenida que passa pela Praia do Cassange, que já conhecemos do episódio passado. Após a Praia do Cassange, passamos pela Lagoa Azul e pela Trilha das Bromélias Gigantes, outras das atrações da península para quem gosta de fazer caminhada ou quer fazer uns passeios de quadricíclo.


O Caribe Brasileiro, também, tem surf de qualidade.
Taipús de Fora possui algumas pousadas, campings, casas de veraneio, é um lugar muito tranquilo e ótimo para passar férias em família. É também conhecida como "O Caribe Brasileiro", pela cor, transparência, temperatura e beleza de suas águas. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais, ideais para mergulho de observação da vida marinha.
 
Principalmente nas marés de grande amplitude, por conta da variação da lua.  Nestas condições, o recuo do mar é mais acentuado, deixando mais corais expostos e mais vida marinha aprisionada. Este efeito se dá tanto na lua cheia como na lua nova. Leve, se possível, seu próprio equipamento de mergulho, muito embora possam ser alugados na praia.
 
A água é quente, não sendo necessárias roupas especiais para mergulho. Mas o sol é forte e vale à pena se proteger com roupas com filtro solar. O Caribe Brasileiro, também, tem surf. Como todo paraíso do surf, tem ondas e problemas com crowd. Apesar de ainda não haver uma geração de surfistas locais representativa, existem muitos surfistas que se mudaram para lá nas duas últimas décadas devido ao potencial das ondas e não gostam muito de ver as suas preciosidades filmadas e divulgadas para o selvagem crowd mundial do surf. Se insistir em filmar o surf em alguns picos, pode ter problemas com os forrasteiros que viraram locais.

Os surfistas de Maraú acreditam que o surf vai "acabar" com o paraíso.
A maior atração para os surfistas, sem dúvidas, são os corais de Taipús de Fora. Após as famosas piscinas naturais, quebra uma onda para a direita, bastante tubular e que já atraiu alguns tops surfers como Gabriel Medina que já passou duas viradas de ano por lá. Devido à dificuldade para a filmagem, pois o pico é muito distante da praia, optamos por explorar as ondas mais próximas da costa.

 
O primeiro dia em que surfamos lá, também foi o de maiores ondas. Devido ao tamanho do Swell, deu para explorar um pequeno reef de coral no canto direito da praia, onde estavam quebrando algumas esquerdas. Depois deste dia, o mar baixou, mas não perdeu a qualidade.


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates