Surfistas profissionais baianos prontos para batalha em Itacimirim

Primeira etapa do estadual de surf acontece na semana que vem (3/8) no litoral norte baiano, durante o Mahalo Bahia Festival Surf 2012. O evento terá ainda provas dos brasileiros master, longboard e stand up.

Atual campeão baiano profissonal, Rudá Carvalho.
Colaboração de texto: Yordan Bosco/Quatro Linhas
Foto: Fabriciano Jr./Lemos

Na terça (3) da próxima semana, cerca de 50 surfistas profissionais da Bahia e de outros estados do Nordeste darão início, em Itacimirim, no litoral de Camaçari, às disputas de um dos maiores eventos esportivos da Bahia neste ano. O primeiro dia do Mahalo Bahia Festival Surf 2012 será reservado para a abertura do Circuito Baiano de Surf Profissional, que distribuirá R$ 5 mil de prêmio.

Entre as estrelas mais esperadas para a competição, estão Rudá Carvalho, Bruno Galini, Bino Lopes, Heloy Júnior, Marco Fernandez, Ian Costa, Tito César e Iago Silva. Alguns desses atletas, a exemplo do quarteto Rudá, Galini, Bino e Fernandez, têm conquistado lugares de destaque no cenário nacional e internacional. O Mahalo Bahia Festival Surf 2012 conta com patrocínio da Mahalo, do Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria do Turismo e da Bahia Turismo) e da Prefeitura Municipal de Camaçari.

Bino Lopes é uma das atrações do baiano profissional.
De acordo com o presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Armando Daltro, além de ser a abertura do circuito, a prova terá uma expectativa a mais, por ser a primeira competição do baiano profissional em Itacimirim. “Há possibilidade de ondas boas e o lugar é paradisíaco”, explica o gestor, que destaca ainda que no ano passado foi a vez de Morro de São Paulo estrear no calendário da competição.

Ex-representante brasileiro no circuito mundial e detentor do título do World Qualyfing Series (WQS) de 2000, Daltro espera os melhores surfistas do estado. “Teremos os atletas que têm representado muito bem a Bahia nas provas nacionais e internacionais e muitos surfistas bons que não têm a possibilidade de competir fora do estado e do país. Tem ainda uma safra de amadores muito boa”, explica Daltro, que em seguida aconselha os atletas a se apressarem nas inscrições, pois só terão 48 vagas disponíveis.

Afiados – Um dos favoritos ao título da prova, o atual campeão baiano Rudá Carvalho está treinando forte para sustentar o ‘caneco’. “Fiz algumas viagens neste ano e tenho treinado muito aqui em Salvador. Na praia e na academia, onde faço treinamento funcional. O páreo vai ser duro, pois o nível do surf baiano é muito alto”, explica o ilheense.

O ilheense Bruno Galini sempre está entre os favoritos.
Um dos principais adversários de Carvalho, Bino Lopes também não está para brincadeira. Neste mês ele obteve uma 13ª colocação em uma etapa do mundial, no Chile, e no ano passado ganhou a prova baiana da ASP (Association of Surfing Professionals). Bino tem a vantagem de competir em uma praia bem próxima (7 quilômetros) da Praia do Forte, local onde começou a surfar e treina constantemente.

“Apesar de ser uma onda diferente da Praia do Forte, sei que vou ter o apoio de muitos amigos e da família. Mas quando a bateria tá rolando nada disso vale se não surfar com determinação e estratégia. Surf é um esporte onde quase sempre não há favoritos. Não tem outra fórmula, tem que surfar muito para vencer”, pondera Bino Lopes.

O Mahalo Bahia Festiva Surf 2012 tem patrocínio da Mahalo, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo e da Bahia Turismo, e da Prefeitura Municipal de Camaçari. Conta com os apoios da Asa Classic Wear, Edye Radical CO., Bivolt, Teccel, Pousada da Espera, Transamérica FM, Woohoo, ESPN e Wave Beach. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Longboard (ABL) e da Associação Nordestina de Surf (ANS) e conta tem a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e da Federação Baiana de Surf (FBSurf).


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates