Paradisíaco destino do litoral norte baiano receberá cerca de 400 atletas para o Mahalo Bahia Festival Surf 2012. O evento terá provas dos circuitos brasileiros de longboard, master e stand up, além da abertura do baiano de surf profissional.
![]() |
Itacimirim será a capital do surf brasileiro entre os dias 3 e 8 de julho. |
Entre os dias 03 e 08 de julho, todas as atenções do surf brasileiro estarão voltadas para Itacimirim, no município de Camaçari (BA), a 50 quilômetros de Salvador. A paradisíaca praia do litoral norte baiano será sede do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, evento que contará com a quarta prova do circuito nacional de Longboard Profissional, com abertura do Baiano de Surf Profissional e com as segundas etapas dos brasileiros Master e de Stand Up.
O Mahalo Bahia Festival Surf 2012 conta com patrocínio da Mahalo, do Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria do Turismo e da Bahia Turismo) e da Prefeitura Municipal de Camaçari e será um dos maiores e mais importantes eventos esportivos realizados no estado neste ano. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 400 surfistas de todo o país disputem as quatro provas. Ao todo, a competição distribuirá mais de R$ 50 mil em premiação e reunirá diferentes gerações de surfistas.
![]() |
O baiano Bino Lopes tem destaques do cenário nacional. |
Os atletas profissionais baianos e destaques do cenário nacional Bino Lopes, Rudá Carvalho (atual campeão estadual), Bruno Galini, Marco Fernandez e Heloy Júnior já estão confirmados na prova, assim como alguns surfistas que marcaram a história do surf brasileiro e hoje são estrelas do master e do longboard, a exemplo de Armando Daltro, Victor Ribas, Jojó de Olivença, Picuruta Salazar, Amaro Matos e Phil Rajzman.
“Essa é uma competição realmente especial, pois reúne figuras que marcaram o nome na história do surf brasileiro, além de profissionais emergentes no esporte. Isso sem falar no stand up, modalidade que cresce muito no mundo e vem conquistando muitos adeptos no país. Para quem gosta de surf, de agito e de alto astral, Itacimirim é uma boa pedida entre os dias 3 e 8 de julho”, convida um dos organizadores do Mahalo Bahia Festival Surf 2012, Geraldo Cavalcanti.
“Teremos a abertura do baiano no dia 3, uma terça-feira. Na quarta e na quinta é a vez do Brasileiro Master e de sexta a domingo (6, 7 e 8) é a vez do longboard e do stand up entrarem em ação”, complementa Cavalcanti, que comanda a Associação Nordestina de Surf (ANS) e a Associação Brasileira de Longboard (ABL).
![]() |
O experiente Picuruta Salazar está de olho no líder. |
Longboard - Pelo campeonato Brasileiro de Long, o campeão mundial de 2007, Phil Razjman chega para defender a liderança do circuito. Ele foi o vencedor da terceira etapa, realizada em fevereiro, em Fernando de Noronha (PE). Na cola dele, no ranking, estão Danilo Rodrigo e o legendário Picuruta Salazar. Além da quarta prova do longboard profissional masculino, o Mahalo Bahia Festival Surf 2012 terá ainda a segunda etapa do profissional feminino e a terceira dos amadores junior, master, super-master e adulto.
![]() |
Phil Razjman entre os atletas baianos Bárbara Brasil e José Augusto. |
Masters - O Brasileiro Master é o circuito que define os campeões nacionais de surf com idades acima dos 35 anos. Esta será a segunda prova do circuito 2012 que acontece na Bahia. Na primeira, realizada em março, em Stella Maris , saíram vitoriosos o paraibano Paulo Germano (master), os baiano Takyto Adachi (grand master) e Gabriel Macedo (Kahuna) e o catarinense Mickey Hoffmann (grand kahuna).
Baiano Pro - A abertura do Baiano de Surf Profissional terá a participação de 48 atletas e oferecerá R$ 5 mil de prêmio. O Ilheense Rudá Carvalho já tem presença confirmada para defender o título estadual do ano passado. “O baiano é sempre uma competição complicada e tem atletas de altíssimo nível na concorrência”, comenta o surfista.
Entre os principais adversários de Carvalho, Bino Lopes tem a vantagem de surfar perto de casa (ele é da Praia do Forte) e foi o campeão da etapa baiana do mundial do ano passado. O vice-campeão baiano de 2011, Bruno Galini, e o ‘local’ de Arembepe (cerca 20 quilômetros de Itacimirim) Marco Fernandez também são favoritos.
![]() |
Rudá Carvalho defende o título profissional. Foto: Lohana Melo |
O Mahalo Bahia Festival Surf 2012 tem patrocínio da Mahalo, do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo e da Bahia Turismo, e da Prefeitura Municipal de Camaçari. Conta com os apoios da Asa Classic Wear, Edye Radical CO., Bivolt, Teccel, Pousada da Espera, Transamérica FM, Woohoo, ESPN e Wave Beach. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Longboard (ABL) e da Associação Nordestina de Surf (ANS) e conta tem a homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e da Federação Baiana de Surf (FBSurf).
Postar um comentário