Gabriel Medina é bi mundial vencendo o Pipe Masters

Ele confirmou o título de 2018 nas semifinais quando também garantiu Jessé Mendes como campeão da Tríplice Coroa Havaiana e depois bateu Julian Wilson na final do Pipe Masters.

Imbatível no Pipe Masters, Gabriel Medina é bi mundial.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Heff/Sloane/Cestari/©WSL

Gabriel Medina conquistou o bicampeonato mundial dando um show nos tubos do maior palco do esporte no Havaí. Ele confirmou o título de 2018 da World Surf League nas semifinais, depois ganhou o Billabong Pipe Masters em homenagem à Andy Irons, batendo seu último concorrente, Julian Wilson, com outra performance impressionante nos tubos de Pipeline e do Backdoor. Para completar mais uma festa brasileira no Havaí, Medina garantiu o título de campeão da Tríplice Coroa Havaiana para Jessé Mendes, ao barrar o sul-africano Jordy Smith nas semifinais. Fechou com chave de ouro uma temporada dominada pelos brasileiros, que venceram nove das onze etapas do World Surf League Championship Tour em 2018. 

Medina fechou com chave de ouro a temporada dominada pelos brasileiros.
“Eu trabalhei muito esse ano. Foi um ano intenso e estou feliz agora que deu tudo certo”, foram as primeiras palavras de Medina, que vai completar 25 anos de idade agora em 22 de dezembro, logo após garantir seu segundo título mundial nas semifinais. “Ver toda minha família e amigos felizes indo me pegar ali (no mar), com orgulho de mim, me deixa muito feliz. É isso que me faz vir aqui e fazer o meu melhor sempre. Só tenho que agradecer a Deus e eu tive fé até o final. Eu vi os caras da bateria anterior pegando altas ondas, então mantive a calma no início e estou amarradão. Isso é para o Brasil”.

Ele falou sobre a temporada 2018, só assumindo a liderança do ranking na nona etapa, na França, mas não largando mais a lycra amarela, que vai continuar vestindo no ano que vem. “Todo mundo está aumentando os limites. O nível está altíssimo. Todos são muito bons e isso é o que me incentiva a treinar mais, surfar mais. Essa é a minha motivação, pois quero estar sempre no mesmo nível deles. Foi incrível vir para Pipeline disputar o título com o Julian (Wilson) e o Filipe (Toledo). São duas pessoas incríveis, grandes surfistas, sou fã dos dois e foi um ótimo ano para mim, porém muito longo e muito intenso”.

Medina teve que mostrar toda sua técnica em Pipeline e Backdoor.
Decisões do título – Medina teve que mostrar toda sua técnica em surfar os tubos de Pipeline e Backdoor, para sacramentar a conquista do título por ele mesmo. Foi pressionado nas duas baterias mais decisivas. Nas quartas de final, o californiano Conner Coffin pegou três tubos seguidos no Backdoor nos 5 primeiros minutos, deixando o campeão nas cordas.

No entanto, tudo mudou em 2 minutinhos apenas, com Medina devolvendo a “combination” em duas ondas seguidas surfadas de forma espetacular. A primeira foi um tubo difícil em Pipeline, que ele finalizou com um aéreo muito alto para ganhar 9,43. A segunda foi um tubaço de grabrail no Backdoor incrível, que valeu a primeira e única nota 10 do Pipe Masters esse ano. Com ela, fez um novo recorde de 19,43 pontos, contra os 14,26 do californiano.

Nas semifinais, o sul-africano Jordy Smith também largou na frente com notas 7,33 e um 8,50 num tubão no Backdoor logo nas duas primeiras ondas. Medina começou com 7,17 e fez um 6,33 em outro tubo em Pipeline. Nessa bateria, não entraram muitas ondas, então a escolha das melhores ganhou peso decisivo. Cada um só teve mais uma chance.

Gabriel Medina confirmou o bicampeonato mundial.
O surfista criado nas ondas pesadas de Maresias, em São Sebastião, achou outro tubaço no Backdoor como nas quartas de final, sumiu na cortina d´água, as placas foram quebrando à sua frente e ele conseguiu sair para ganhar 9,10 dos juízes. Jordy também pegou mais um tubo, mas Gabriel Medina confirmou o bicampeonato mundial vencendo por 16,27 a 15,83 pontos.

Desafio final – Na grande final, ele deu mais um espetáculo no desafio dos dois melhores surfistas da temporada dominada pelos brasileiros. Medina já havia perdido para Julian Wilson na decisão de 2014, quando igualmente chegou na final como primeiro surfista brasileiro a ser campeão mundial. O australiano atingiu sua meta inicial para conquistar seu primeiro título, que era chegar na final em Pipeline e fez isso derrotando a fera Kelly Slater nas semifinais. Só que Medina tinha o objetivo claro de ganhar o Pipe Master pela primeira vez e conseguiu a vitória com mais um show para a torcida que lotou as areias de Pipeline. 

Julian Wilson, Gabriel Medina e Jessé Mendes.
Julian começou a final com um tubo rápido no Backdoor, já mostrando o caminho preferido que o levou até ali. O do Medina era Pipeline e foi onde pegou um tubaço logo na primeira onda, ficando entocado lá dentro e saindo na baforada com nota 8,43. Depois, a batalha se concentrou nas direitas do Backdoor. O australiano completa um tubo muito difícil que valeu 8,77, mas Medina dá o troco com a mesma nota para se manter na frente. Só que ele pegou outro tubaço ainda mais fantástico, ficou muito profundo, o canudo ia fechando, ele lá dentro, até ressurgir de forma impressionante da onda que recebeu 9,57 dos juízes e confirmou seu primeiro título de campeão do Billabong Pipe Masters, por 18,34 a 16,70 pontos.

“Todos os meus ídolos venceram este campeonato e estou feliz por ter conseguido também”, disse Gabriel Medina. “Ganhar este evento é um pouco diferente e eu realmente queria vencer aqui. Trabalhei muito duro para isso, então estou muito feliz. Foi uma boa final. O Julian (Wilson) é o adversário mais difícil de enfrentar e tive sorte em pegar duas ondas muito boas. Ele me venceu na final aqui anos atrás (2014), agora ganhei e isso é bom. Eu quero agradecer a todos que vieram aqui assistir o campeonato e fico feliz em fazer um show tão bom para vocês. Eu trabalhei muito e estou feliz por fazer parte da história”.

Esta foi a terceira final de Gabriel Medina no Pipe Masters.
Esta foi a terceira final de Gabriel Medina no Pipe Masters. A primeira foi em 2014, quando ele perdeu para o próprio Julian Wilson, depois de conquistar o título mundial igualmente nas semifinais. Em 2015, garantiu o título para Adriano de Souza no bicampeonato do Brasil, também na semifinal contra o australiano Mick Fanning. Os dois fizeram uma inédita e única decisão verde-amarela no maior palco do esporte e Mineirinho coroou a conquista do título mundial como primeiro brasileiro a vencer o Pipe Masters.

Naquele ano, Medina também festejou ao ser o primeiro brasileiro campeão da Tríplice Coroa Havaiana. Agora, ele confirmou o segundo título do Brasil para o também paulista Jessé Mendes, nesta competição que computa os resultados das duas etapas do QS 10000 de Haleiwa e Sunset Beach, com a etapa do CT de Pipeline. O sul-africano Jordy Smith era o último que poderia ultrapassar Jessé Mendes, mas Medina o derrotou nas semifinais e o Brasil fecha o ano com a coroa de melhor do Havaí pela segunda vez.

“Eu venho aqui para o Havaí há 13 anos já e isso tudo parece um sonho, mas um sonho distante, então só agradeço a Deus por ter me abençoado com este título”, disse Jessé Mendes. “Disputar o título com um cara como o Joel (Parkinson), um dos melhores surfistas de todos os tempos, foi uma honra. Quero agradecer a minha família por sempre me apoiar, não importa em quê, minha namorada, meu treinador, a WSL, meus fãs e esses surfistas incríveis (Medina e Julian), pois não poderia ter acontecido uma final melhor do que essa”.

Trajetória do título – A temporada 2018 do World Surf League Championship Tour foi totalmente dominada pelos brasileiros, que venceram nove das onze etapas. O australiano Julian Wilson ganhou as outras duas e por isso chegou no Havaí brigando pelo título com Gabriel Medina e Filipe Toledo. A trajetória do novo bicampeão não começou bem, só passando uma bateria na Gold Coast, onde Julian Wilson ganhou seu primeiro evento.

Na segunda etapa, chegou nas semifinais em Bells Beach, parando no potiguar Italo Ferreira, que festejou a primeira vitória brasileira no ano, badalando o sino do emblemático troféu do tradicional campenato. No Rio Pro em Saquarema, parou nas quartas de final e Filipe Toledo ganhou a etapa brasileira no Rio de Janeiro. Na Indonésia, descartou o nono lugar em Keramas vencido novamente por Italo Ferreira, mas somou a quinta posição nas quartas de final em Uluwatu, que terminou com o estreante Willian Cardoso como campeão.

Medina repetiu esse quinto lugar na África do Sul, perdendo para Filipe Toledo que conquistou o bicampeonato consecutivo nas direitas de Jeffreys Bay. Já no Taiti, Medina conseguiu sua primeira vitória, sendo o melhor de novo nos tubos de Teahupoo. E os dois dominaram a etapa seguinte, nas ondas perfeitas da piscina idealizada por Kelly Slater, com Medina sendo o primeiro campeão do Surf Ranch Pro e Filipe Toledo ficando em segundo lugar.

Aí veio a “perna europeia” que Medina tinha vencido as duas etapas no ano passado. Com duas vitórias seguidas, bastou ele chegar nas semifinais na França para assumir a liderança no ranking e não largar mais. Ele perdeu para Julian Wilson, que depois venceu o evento. Em Portugal, Medina vestiu a lycra amarela pela primeira vez e poderia até ter confirmado o bicampeonato mundial lá. Mas, parou de novo em Italo Ferreira nas semifinais e a decisão do título ficou para o Havaí. Italo ganhou em Supertubos, mas estava fora da briga e terminou em um excelente quarto lugar no ranking.

Seleção brasileira – O World Surf League Championship Tour 2018 terminou com três brasileiros no seleto grupo dos top-5 do mundo. Gabriel Medina foi o campeão com 62.490 pontos, 69,4% de aproveitamento nas nove etapas computadas. Julian Wilson ficou em segundo com 57.585, Filipe Toledo em terceiro com 51.450, Italo Ferreira em quarto com 43.070, seguido por Jordy Smith com 36.440, tirando a quinta posição do australiano Owen Wright ao chegar nas semifinais em Pipeline.

Além dos três no topo do ranking, mais quatro dos onze titulares da “seleção brasileira” esse ano, ficaram entre os 22 primeiros do ranking que são mantidos na elite dos top-34, os estreantes Willian Cardoso em 13º lugar e Michael Rodrigues em 15º, o campeão mundial Adriano de Souza em 19º e Yago Dora, que garantiu sua vaga em 21º lugar no Havaí.

Jessé Mendes ficou com o título da Tríplice Coroa Havaiana.
Na segunda, o catarinense surfou um tubo atrás do outro nas esquerdas de Pipeline para derrotar os australianos Julian Wilson e Joel Parkinson na bateria que classificava os dois primeiros para as quartas de final. Yago venceu por 15,97 pontos e Julian achou um tubão no Backdoor para passar em segundo com 12,44. Depois, o jovem catarinense de 22 anos, não achou os tubos contra o mister Pipeline, Kelly Slater, ficando em quinto lugar. Mas, já tinha confirmado a maioria brasileira na elite dos top-34 do CT pelo segundo ano consecutivo.

Assim como em 2018, a “seleção brasileira” de 2019 terá onze surfistas, os campeões mundiais Gabriel Medina (24 anos) e Adriano de Souza (31), Filipe Toledo (23), Italo Ferreira (24), Willian Cardoso (32), Michael Rodrigues (24) e Yago Dora (22), se mantendo no time entre os top-22 do ranking principal. Jessé Mendes (25) também fez parte da elite esse ano e ficou de fora deste grupo, mas garantiu sua permanência entre os dez indicados pelo WSL Qualifying Series nas duas etapas do Havaí, que valeram o título de campeão da Triple Crown of Surfing.

Novidades no time - Os outros três classificados pelo G-10 do QS foram o paranaense Peterson Crisanto, 26 anos, o paulista Deivid Silva, 23, e o potiguar Jadson André, 28. Peterson e Deivid são as novidades da “seleção brasileira” em 2019 e Jadson recuperou a vaga perdida no ano passado. Eles vão substituir o catarinense Tomas Hermes, o pernambucano Ian Gouveia e o paulista Caio Ibelli, que não conseguiram se manter na elite em nenhum dos dois rankings.

Caio sofreu uma séria lesão no início do ano e está na expectativa de receber um dos convites que a World Surf League reserva para os atletas que se contundem, como foi o caso dele e dos campeões mundiais Kelly Slater e John John Florence. Ele e Slater só voltaram a competir agora em Pipeline e o havaiano só no ano que vem. A elite é formada por 34 surfistas, sendo os 22 primeiros colocados no ranking do CT, os dez indicados pelo QS e dois convidados da WSL para participar de todas as etapas, que ainda serão anunciados.

Próxima temporada – A temporada 2019 do World Surf League Championship Tour, diferente dos outros anos, só vai começar em abril, com o Gold Coast Men´s Pro nos dias 3 a 13 na Austrália. Depois, tem o Pro Bells Beach nos dias 17 a 27 do mesmo mês e aí vem a primeira novidade, o Bali Pro na Indonésia, de 13 a 24 de maio em Keramas, para voltar à Austrália para o Margaret River Pro, de 27 de maio a 7 de junho.

A etapa brasileira passa a ser então a quinta do ano e não mais a quarta como até 2018, com o Rio Pro em Saquarema mudando de data também, de maio para os dias 20 a 28 de junho na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Do Brasil, os melhores surfistas do mundo partem para a África do Sul, para disputar o J-Bay Open nos dias 09 a 22 de julho. Depois, voltam a se enfrentar no Tahiti Pro Teahupoo, de 21 de agosto a 1º de setembro.

A batalha pelo título mundial sai dos tubos da temida bancada de Teahupoo, para as ondas perfeitas do Surf Ranch Pro, com a etapa na piscina de ondas idealizada por Kelly Slater marcada para 19 a 22 de setembro. Depois, vem a “perna europeia” no mês de outubro, com a etapa da França nos dias 03 a 13 e a de Portugal de 16 a 28, antes do Pipe Masters fechar a temporada nos dias 08 a 20 de dezembro no Havaí.


RESULTADOS DO ÚLTIMO DIA DO BILLABONG PIPE MASTERS:
Campeão: Gabriel Medina (BRA) por 18,34 pontos (9,57+8,77) – US$ 100.000 e 10.000 pontos
Vice-campeão: Julian Wilson (AUS) com 16,70 pontos (8,77+7,93) – US$ 55.000 e 7.800 pontos
SEMIFINAIS – 3.o lugar com US$ 30.000 e 6.085 pontos:
1.a: Gabriel Medina (BRA) 16.27 x 15.83 Jordy Smith (AFR)
2.a: Julian Wilson (AUS) 14.20 x 11.17 Kelly Slater (EUA)
QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com US$ 19.000 e 4.745 pontos:
1.a: Jordy Smith (AFR) 13.16 x 6.93 Sebastian Zietz (HAV)
2.a: Gabriel Medina (BRA) 19.43 x 14.26 Conner Coffin (EUA)
3.a: Kelly Slater (EUA) 15.53 x 10.17 Yago Dora (BRA)
4.a: Julian Wilson (AUS) 13.50 x 10.07 Joan Duru (FRA)
QUARTA FASE – 3.o=9.o lugar com US$ 14.700 e 3.700 pontos:
1.a: 1-Jordy Smith (AFR)=11.50, 2-Conner Coffin (EUA)=9.43, 3-Ryan Callinan (AUS)=7.93
2.a: 1-Gabriel Medina (BRA)=16.90, 2-Sebastian Zietz (HAV)=11.93, 3-Michel Bourez (TAH)=6.57
3.a: 1-Yago Dora (BRA)=15.97, 2-Julian Wilson (AUS)=12.44, 3-Joel Parkinson (AUS)=7.77
4.a: 1-Joan Duru (FRA)=10.80, 2-Kelly Slater (EUA)=9.20, 3-Jessé Mendes (BRA)=7.00

TOP-22 DO JEEP WSL LEADERBOARD – Ranking das 11 etapas com 2 descartes:
01: Gabriel Medina (BRA) – 62.490 pontos
02: Julian Wilson (AUS) – 57.585
03: Filipe Toledo (BRA) – 51.450
04: Italo Ferreira (BRA) – 43.070
05: Jordy Smith (AFR) – 36.440
06: Owen Wright (AUS) – 35.570
07: Conner Coffin (EUA) – 32.715
08: Michel Bourez (TAH) – 32.395
09: Wade Carmichael (AUS) – 31.915
10: Kanoa Igarashi (JPN) – 30.520
11: Kolohe Andino (EUA) – 27.600
12: Mikey Wright (AUS) – 27.275
13: Willian Cardoso (BRA) – 27.190
14: Sebastian Zietz (HAV) – 26.850
15: Michael Rodrigues (BRA) – 25.215
16: Jeremy Flores (FRA) – 24.520
17: Adrian Buchan (AUS) – 23.945
18: Griffin Colapinto (EUA) – 23.275
19: Adriano de Souza (BRA) – 22.925
20: Ezekiel Lau (HAV) – 22.820
21: Yago Dora (BRA) – 22.725
22: Joan Duru (FRA) – 21.255
--------outros brasileiros:
27: Tomas Hermes (BRA) – 15.670 pontos
28: Jessé Mendes (BRA) – 15.320
33: Ian Gouveia (BRA) – 12.040
36: Miguel Pupo (BRA) – 10.595
38: Wiggolly Dantas (BRA) – 6.255
39: Caio Ibelli (BRA) – 3.780
40: Alejo Muniz (BRA) – 1.665
45: Deivid Silva (BRA) – 420
45: Samuel Pupo (BRA) – 420
G-10 DO WSL QUALIFYING SERIES PARA O CT 2019:
1.o: Kanoa Igarashi (JPN) – 26.800 pontos é top-22 do CT
2.o: Griffin Colapinto (EUA) – 24.300 é top-22 do CT
3.o: Seth Moniz (HAV) – 22.300
4.o: Ryan Callinan (AUS) – 21.660
5.o: Peterson Crisanto (BRA) – 20.750
6.o: Jessé Mendes (BRA) – 20.250
7.o: Deivid Silva (BRA) – 19.860
8.o: Ricardo Christie (NZL) – 18.750
9.o: Leonardo Fioravanti (ITA) – 18.650
10: Jadson André (BRA) – 18.160
11: Soli Bailey (AUS) – 17.200
12: Ezekiel Lau (HAV) – 17.100 é top-22 do CT
13: Jack Freestone (AUS) – 14.400
PERDERAM SUAS VAGAS NO CT EM 2018:
23: Frederico Morais (PRT) – 19.645 pontos
24: Joel Parkinson (AUS) – 17.810
25: Matt Wilkinson (AUS) – 17.155
26: Connor O´Leary (AUS) – 16.565
27: Tomas Hermes (BRA) – 15.670
29: Patrick Gudauskas (EUA) – 15.215
30: Kelly Slater (EUA) – 15.110
32: Michael February (AFR) – 13.085
33: Ian Gouveia (BRA) – 12.040
34: Mick Fanning (AUS) – 11.500
35: John John Florence (HAV) – 10.795
37: Keanu Asing (HAV) – 7.515
39: Caio Ibelli (BRA) – 3.780

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates