Último título sul-americano de 2018 será decidido em Maresia

O troféu de campeão regional da WSL South America será disputado pelos paulistas Wesley Santos e Renan Peres na mesma praia onde o local Thiago Camarão conquistou o título em 2017.

O pernambucano Ian Gouveia disputa o QS 3000 de São Sebastião.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Masurel/Poullenot/Cestari/ Smorigo/ Power/Keoki/©WSL

O Red Nose São Sebastião Pro vai promover na próxima semana a última etapa importante do WSL Qualifying Series, antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana. Mais de 100 surfistas de 13 países vão competir a partir de quarta na Praia de Maresias, que certamente vai lotar mais uma vez no feriadão de 2 de novembro. O evento com status QS 3000, vale 3.000 pontos para o ranking que classifica dez surfistas para a elite dos top-34 da World Surf League e vai decidir o último título sul-americano de 2018 da WSL South America que ainda não foi definido. Os paulistas Wesley Santos e Renan Peres, o Pulga, são os únicos que podem repetir a festa do ano passado do surfista de São Sebastião, Thiago Camarão, com o troféu de campeão de 2017 na mesma Praia de Maresias.

Thiago Camarão briga pelas últimas vagas para o CT.
“Ser campeão sul-americano sempre foi um sonho para mim, que consegui realizar no ano passado. Foi um título inédito na minha vida e que me rendeu bons frutos”, disse Thiago Camarão, que neste ano está na briga direta pelas últimas vagas na lista dos dez surfistas que se classificam para o CT pelo WSL Qualifying Series. Ele é 19º colocado no ranking que está garantindo até o 13º no momento, o norte-americano Evan Geiselman.

Uma vitória no São Sebastião Pro pode leva-lo até a 15ª posição, para chegar mais próximo ainda do G-10 nas duas etapas do QS 10000 que vão fechar a lista no Havaí. “É sempre bom competir em casa, sempre gera aquela ansiedade, mas estou sem pressão”, afirma o atual campeão sul-americano. “Ninguém espera que eu vá conseguir (a vaga) e não será uma missão fácil, então estou indo para o Havaí sem pressão e se acontecer será incrível”.

Wesley Santos tem a grande chance para ser campeão Sulamericano.  
O título sul-americano da WSL South America ganhou importância quando a World Surf League passou a garantir a participação dos campeões regionais dos seus sete escritórios divididos pelo mundo, nas etapas com status QS 10000 e QS 6000, que são decisivas na disputa pelas dez vagas para o CT. Isso para premiar os surfistas que não conseguirem ficar entre os 96 primeiros colocados no ranking final do WSL Qualifying Series, número limite dos que podem competir nestes eventos mais importantes.

Então, ser campeão regional é a grande chance para Wesley Santos e Renan Pulga, pois no momento estão fora deste grupo. Wesley é o vice-líder no ranking da WSL South America e no QS ocupa o 139º lugar, com Renan em 133º no mundial e terceiro no regional. O líder é o peruano Alonso Correa, que não vem defender o título sul-americano no Brasil. O Peru não tem nenhum campeão da categoria masculina na história da WSL South America, mas ele preferiu ir disputar a etapa de Sunset Beach que começa neste sábado no Havaí, também com status QS 3000 como o Red Nose São Sebastião Pro.

A missão do local Renan Peres é a vitória na Praia de Maresias.
Chances de título – Para superar os 2.280 pontos do peruano Alonso Correa no ranking, o surfista de Peruibe, Wesley Santos, precisa no mínimo de um nono lugar no QS 3000. Ou seja, não ficar em quarto lugar na última rodada de baterias formadas por quatro competidores, quando os 16 melhores do campeonato disputam vagas para as quartas de final. A missão de Renan Peres, que é de São Sebastião, da Praia da Baleia, é mais difícil, pois para ele só interessa a vitória na Praia de Maresias.

Os dois já conseguiram vencer etapas do WSL Qualifying Series pela primeira vez nas suas carreiras esse ano. Wesley Santos chegou até a liderar o ranking sul-americano com a vitória no QS 1500 da Argentina, no início do ano em Mar del Plata. E Renan Peres festejou seu primeiro título em eventos do Circuito Mundial nos Estados Unidos, em agosto no QS 1000 da Carolina do Norte. Mas, na América do Sul, Pulga só conseguiu chegar nas quartas de final, ficando em quinto lugar três vezes, a última delas semana passada em Itacaré, na Bahia.

O número 4 do ranking, Italo Ferreira já está inscrito no evento.
Estrelas da elite – A tarefa não será fácil para eles, pois surfistas de outros doze países vêm disputar os 3.000 pontos, dos Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Alemanha, Suécia, México, Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Ilhas Canárias. Além disso, para complicar ainda mais, até algumas estrelas da elite mundial vão competir, como o número 4 do ranking, Italo Ferreira, que se tornou o único a vencer três etapas do CT esse ano, com o título conquistado na última semana em Portugal.

O cearense Michael Rodrigues, o catarinense Yago Dora, o pernambucano Ian Gouveia e o paulista Jessé Mendes, são os outros integrantes da “seleção brasileira” no CT 2018, que vão, na próxima semana, para Maresias. O campeão mundial Adriano de Souza também estava inscrito, porém sofreu uma contusão no joelho em Portugal e teve que cancelar sua participação.

O potiguar Jadson André, que mora em Maresias, é forte candidato ao título.
Candidatos ao título – O potiguar Jadson André e o paulista Miguel Pupo, que mora na Praia de Maresias, são mais dois fortes concorrentes ao título do QS 3000, em São Sebastião. Jadson é o sétimo do ranking no momento e Miguel também já esteve no G-10 esse ano, mas agora ocupa a 23ª posição. Pupo já venceu essa etapa em sua casa três anos atrás e pode subir para o vigésimo lugar se repetir o feito.

Outro sério candidato ao título em Maresias é o paulista Deivid Silva, número 6 no ranking do QS e que está bem perto da tão sonhada vaga no CT.

CAMPEÕES SUL-AMERICANOS DA WSL SOUTH AMERICA:
2017 - Thiago Camarão (BRA-SP) e Anali Gomez (PER)
2016 - Leandro Usuna (ARG) e Nathalie Martins (BRA-PR)
2015 - Robson Santos (BRA-SP) e Sofia Mulanovich (PER)
2014 - Alex Ribeiro (BRA-SP) e Jacqueline Silva (BRA-SC)
2013 - Gabriel Medina (BRA-SP) e Anali Gomez (PER)
2012 - Jean da Silva (BRA-SC) e Sofia Mulanovich (PER)
2011 - Gabriel Medina (BRA-SP) e Dominic Barona (EQU)
2010 - Willian Cardoso (BRA-SC) e Anali Gomez (PER)
2009 - Pablo Paulino (BRA-CE) e Taís de Almeida (BRA-RJ)
2008 - Raoni Monteiro (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
2007 - Simão Romão (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
2006 - Marcondes Rocha (BRA-AL)

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates