Confirmado São Sebastião Pro em Maresias

A etapa com status QS 3000 vai fechar o calendário 2017 da WSL South America na semana seguinte a da estreia do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival na Bahia.

O paulistas Filipe Toledo venceu em Maresias em 2014.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Marinucci/Fabriciano Jr./Stergiou/ Smorigo/Scholtz/©WSL

A WSL South America confirmou a realização do Hang Loose São Sebastião Pro para fechar o seu calendário 2017 nos dias 1 a 5 de novembro na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O evento terá status QS 3000 e será a última chance de somar pontos no ranking mundial do WSL Qualifying Series antes da Tríplice Coroa Havaiana, que encerra a temporada da World Surf League no Havaí. Além disso, em São Sebastião será finalizado o ranking regional da WSL South America, decidindo o título de campeão sul-americano de surfe profissional de 2017.

O norte-americano Kanoa Igarashi venceu no ano passado.
No ano passado, a Hang Loose voltou ao Circuito Mundial promovendo o histórico Hang Loose Pro Contest 30 Anos na mesma Praia da Joaquina, em Florianópolis, onde realizou seu primeiro evento em Santa Catarina em 1986. O troféu de campeão dos 30 Anos foi vencido pelo norte-americano Kanoa Igarashi e o campeonato foi um grande sucesso, lotando a praia em todos os dias como na primeira edição na década de 80. No entanto, a prefeitura de São Sebastião não mediu esforços para voltar a realizar uma etapa do WSL Qualifying Series e conseguiu levar o evento para a sua cidade, confirmando o QS 3000 Hang Loose São Sebastião Pro para a primeira semana de novembro.

Será a oitava vez que Maresias sedia uma etapa do Qualifying Series. 
“Fizemos um empenho muito grande para que nosso município integrasse novamente o Circuito Mundial de Surf Profissional”, disse o prefeito Felipe Augusto, ao receber o comunicado oficial da etapa da World Surf League em São Sebastião. “Temos muito orgulho de um morador da cidade, o Gabriel Medina, ter sido campeão mundial e ser hoje um dos nomes expoentes do esporte brasileiro. Vamos fazer de tudo para forjar novos campeões”.

Esta será a oitava vez que a cidade de São Sebastião vai sediar uma etapa do WSL Qualifying Series e a terceira da marca Hang Loose na Praia de Maresias. Em 1999 e no ano 2000, realizou o tradicional Hang Loose Pro Contest e o paranaense Peterson Rosa e o baiano Christiano Spirro foram os campeões daquelas provas com nível 4 estrelas na época.

O paulista Miguel Pupo venceu em Maresias emm 2015.
Depois, tiveram mais quatro etapas do QS em São Sebastião e as últimas foram em 2014 e 2015, respectivamente vencidas pelos paulistas Filipe Toledo e Miguel Pupo, que mora em Maresias, assim como o campeão mundial Gabriel Medina. Em 2016, não teve nenhuma etapa no estado de São Paulo, que retorna esse ano com o QS 3000 Hang Loose São Sebastião Pro.

Volta de Itacaré - A cidade de Itacaré e a Bahia, também ficaram de fora do calendário mundial no ano passado e estão voltando agora com a estreia do South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival com status QS 1500 nos dias 26 a 29 de outubro na Praia da Tiririca. Assim como em São Sebastião, a última etapa em Itacaré aconteceu em 2015 e o vencedor foi o norte-americano Kanoa Igarashi.

 Praia da Tiririca e Itacaré, no Litoral Sul da Bahia.
O resultado garantiu sua entrada no grupo dos top-34 que disputa o título mundial no World Surf League Championship Tour. O QS 1500 South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival valerá como a quarta e penúltima etapa da disputa pelo título sul-americano da WSL South America e terá várias atrações extras, como shows musicais e atividades ecológicas de educação ambiental e preservação da Natureza nos dias do evento na Praia da Tiririca.

Sul-Americano - A WSL South America já realizou três etapas do WSL Qualifying Series em outros países da América do Sul esse ano. A primeira foi o QS 1500 Rip Curl Pro Argentina e o brasileiro Thiago Camarão largou na frente na corrida pelo título sul-americano com a vitória em Mar del Plata. As outras duas foram vencidas pelos irmãos Tudela, peruanos que não pontuam no ranking sul-americano por estarem filiados na WSL North America. Miguel Tudela ganhou o QS 1000 Rip Curl Pro San Bartolo em casa no Peru e Tomas Tudela foi o campeão do QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour nos tubos de El Gringo, no Chile.

O paulista Thiago Camarão lidera o ranking da WSL South America.
Com isso, o paulista Thiago Camarão segue liderando o ranking da WSL South America com 1.420 pontos, contra 1.030 do segundo colocado, o peruano Alvaro Malpartida, 1.025 do carioca Jeronimo Vargas em terceiro lugar, 860 do paulista Gabriel André em quarto e 815 do paraibano Samuel Igo na quinta posição.

Um total de 110 surfistas marcou pontos no ranking da WSL South America nas etapas da Argentina, Peru e Chile. Agora restam as duas do Brasil para decidir o título sul-americano de 2017, que no ano passado foi conquistado pela primeira vez por um argentino, Leandro Usuna. A World Surf League premia os campeões regionais com a garantia de participação nos eventos mais importantes da temporada seguinte, com status QS 10000 e QS 6000.

O QS 1500 South to South apresenta Itacaré Surf Sound Festival e o QS 3000 Hang Loose São Sebastião Pro serão transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com

Ranking Sul-Americano da WSL South America – 3 Etapas:
1º) Thiago Camarão (BRA) – 1.420 pontos
2º) Alvaro Malpartida (PER) – 1.030
3º) Jeronimo Vargas (BRA) – 1.025
4º) Gabriel André (BRA) – 860
5º) Samuel Igo (BRA) – 815
6º) Joaquin del Castillo (PER) – 800
7º) Gustavo Ramos (BRA) – 790
8º) Krystian Kymerson (BRA) – 750
9º) Marcos Correa (BRA) – 680
10º) Adrian Garcia (PER) – 595
-------mais 100 surfistas pontuaram no ranking 2017


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates