Ceará será capital mundial do Surf Pro Junior


Os surfistas profissionais com menos de 18 anos têm um encontro marcado, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, cerca de 70 Km da capital do Ceará, Fortaleza.

O cearense Cauã Costa ficou em quinto na primeira etapa.

Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Lima Junior/Pena

Os atletas vão disputar o Pena Little Monster, valido como terceira etapa do Circuito Sul-americano Sub-18 da WSL South America. Criada pela surfwear cearense, Pena para descobrir novos talentos no surfe brasileiro, a competição ganhou importância e agora vale pontos como a terceira etapa do Circuito Sul-americano da WSL South America, fazendo a estreia no calendário mundial da World Surf League.

Além do Pro Junior masculino e feminino, as outras categorias disputadas desde o início do Circuito, também, serão realizadas na mesma data, a Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16 masculinas e a Sub-14 feminina. O circuito teve o seu início na década de 90 com outro nome, Pena Surf Nordeste, realizando etapas em todos os estados do Nordeste do Brasil, se tornando um dos eventos mais tradicionais do surfe brasileiro. Muitos surfistas que hoje brilham no cenário internacional do esporte, já vestiram a lycra de competição dos eventos da Pena quando eram mais jovens, como os tops da elite atual do CT, os potiguares Italo Ferreira e Jadson André e os cearenses Michael Rodrigues e Silvana Lima.

O Pena Surf Nordeste se transformou em Pena Little Monster.
Em 2014, a empresa decidiu transformar o Pena Surf Nordeste em Pena Little Monster, que logo se tornou uma das principais competições para as categorias de base do esporte no país, desde os pequenos monstrinhos de apenas 8 anos, com divisões por idade até os 16 anos. A Sub-18 entrou depois, primeiro valendo pelo Circuito Brasileiro Pro Junior e agora em 2019 estreando no calendário da World Surf League com uma etapa do Pro Junior Sul-americano.

Com isso, surfistas de outros países do continente, da Argentina, Peru, Chile, principalmente, estarão competindo pela primeira vez. A atual bicampeã sul-americana Pro Junior da WSL South America, Sol Aguirre, é uma das estrangeiras confirmadas. A peruana ganhou os títulos de 2017 e 2018 e a campeã de 2016, a catarinense Tainá Hinckel, que largou na frente com vitória na primeira etapa deste ano no Rio de Janeiro, também vai se apresentar nas ondas da Praia da Taíba. 

Mateus Sena começa a aparecer no cenário sul-americano. 
No masculino, a briga vai ser boa, pois os principais concorrentes ao título sul-americano Pro Junior de 2019, como o paulista Eduardo Motta, o catarinense Lucas Vicente, o peruano Raul Rios, estão entre os inscritos para competir no Ceará. Um dos muitos monstrinhos revelados desde 2014, é o cearense Cauã Costa, que atualmente mora no Rio de Janeiro. 

Na etapa de abertura do Circuito Sul-americano Pro Junior da WSL South America, na capital carioca, ele ficou em quinto lugar na Barra da Tijuca, perdendo a disputa por duas vagas para as semifinais para o atual campeão mundial da categoria Sub-18 na World Surf League, o catarinense Mateus Herdy. Outro surfista que surgiu no circuito promovido pela Pena e já começa a aparecer no cenário sul-americano é o potiguar Mateus Sena.

Os novos mostrinhos do surfe brasileiro.
Inscrições – As inscrições ainda estão abertas para todas as categorias. Para competir na categoria Pro Junior Sub-18 válida pelo Circuito Sul-americano, elas devem ser efetuadas pelo sistema online da WSL no www.wslsouthamerica.com. Para as outras categorias, Sub-08, Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, as inscrições têm que ser feitas também antecipadamente na Federação de Surf do Estado do Ceará. Mais informações com Amélio Junior pelo e-mail amelio.junior@uol.com.br ou pelo Whatsapp (85) 9-9986-8538.

O Pena Little Monster é uma realização da Federação de Surf do Estado do Ceará e da Top 16 Promoções e conta com o patrocínio da Pena Live Freestyle e apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Esporte, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Malhas Menegotti e CT Wax. O evento foi homologado pela World Surf League como terceira etapa do Circuito Sul-americano Pro Junior de 2019 e será transmitido ao vivo da Praia da Taíba pelo www.worldsurfleague.com 

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates