Medina bate todos os recordes em Maresias

As previsões não são boas para o domingo e as finais foram antecipadas para os 24 surfistas que vão disputar o título do QS 3000 que decide o campeão sul-americano da WSL South America.

Gabriel Medina bateu todos os recordes do segundo dia em Maresias.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Smorigo/©WSL

Um enorme público lotou a Praia de Maresias na sexta para assistir as grandes estrelas do Hang Loose São Sebastião Pro e eles não decepcionaram a torcida. O maior ídolo, Gabriel Medina, estreou batendo todos os recordes da etapa do QS 3000 de São Sebastião, com a nota 9,80 e os 17,20 pontos que totalizou. Ele voltou a competir na última bateria do dia e se classificou, mas em segundo lugar na vitória do também paulista Deivid Silva, que está na briga pelo título sul-americano da WSL South America com Thiago Camarão. O outro campeão mundial, Adriano de Souza, também avançou e a última etapa da World Surf League na América do Sul esse ano será encerrada no sábado. Isto porque as previsões para o domingo são de ondas muito pequenas, chuva e ventos fortes no litoral norte de São Paulo.

Medina bate todos os recordes em Maresias. (3/11/2017)

“Eu amo surfar em beachbreaks (fundo de areia) e acho que esse tipo de onda te dá muita preparação, porque é necessário remar constantemente e tomar decisões rápidas para pegar as ondas”, disse Gabriel Medina. “Eu estou muito feliz por estar aqui, competindo em casa, com toda essa torcida lotando a praia e eu acho Maresias um ótimo lugar para treinar, pois às vezes as ondas ficam bem grandes aqui. Por isso, me sinto confortável para surfar em qualquer lugar do mundo”.

A torcida foi ao delírio com a presença de Gabriel Medina.
A torcida foi ao delírio com a presença de Gabriel Medina no Hang Loose São Sebastião Pro. O público se espremeu próximo a arena do evento para ver de perto o surfista que em dezembro vai tentar o bicampeonato mundial no Havaí. Em sua primeira bateria, Medina mandou um aéreo perfeito e seguiu detonando uma esquerda com várias manobras para arrancar a maior nota do evento – 9,80. Ela foi somada com a 7,60 recebida na onda anterior para totalizar 17,40 pontos de 20 possíveis, se tornando o recordista absoluto do campeonato.

Depois, ele voltou a competir na última bateria do dia, quando o vento já estava bem mais forte, agindo negativamente na formação das ondas. Deivid Silva começou bem, massacrando uma direita com uma série de manobras potentes para largar na frente com nota 9,0. Com ela, liderou o confronto do início ao fim. Medina só conseguiu uma nota 6,0 em sua melhor onda e no final ficou marcando o atual campeão paulista, Weslley Dantas, para passar em segundo lugar com 11,33 pontos, contra 14,43 de Deivid Silva. Weslley terminou em terceiro com 8,37 e João Chianca em quarto com 6,84, com ambos sendo eliminados da competição.

Deivid Silva aplica uma pancada de cabeça para baixo de back side.
“Estou muito feliz por ter vencido essa bateria. Eu sabia que não ia ser fácil, ainda mais contra o nosso ídolo daqui, o Gabriel Medina”, disse Deivid Silva, que no domingo passado venceu a etapa do QS 1500 em Itacaré, na Bahia. “Eu sabia que teria que dar meu máximo e tentei pegar a primeira onda boa da bateria, que foi aquele 9,0. Estou amarradão, mas amanhã (sábado) será um novo dia e estou muito focado. Eu nem sabia que estava na corrida do título sul-americano e é muito bom saber disso, mas meu foco principal mesmo é entrar no CT esse ano”.

Título Sul-Americano – Com a classificação, Deivid Silva levou a decisão do título sul-americano da WSL South America para o último dia do Hang Loose São Sebastião Pro. No entanto, ele só consegue superar os atuais 1.905 pontos do líder do ranking, Thiago Camarão, se vencer o campeonato. Camarão estreou com vitória na sexta e vai disputar o primeiro confronto do sábado na Praia de Maresias, contra o também paulista Wiggolly Dantas e os catarinenses Jean da Silva e Matheus Herdy. Camarão garante o título sul-americano se ficar em nono lugar no QS 3000 de São Sebastião, ou seja, tem que passar essa bateria e ficar no mínimo em terceiro na próxima, pela quinta fase da competição.

Thiago Camarão abre o leque na direitinha.
“Eu estou me sentindo muito bem e acho que voltei a ter amor pelo esporte”, disse Thiago Camarão. “O ano passado foi muito difícil pra mim e consegui dar a volta por cima, estou muito motivado e acho que amadureci bastante. Eu procuro viver cada momento, sempre pensando em passar a próxima bateria, não muito lá na frente. Estou super focado em competir bem aqui em Maresias para conseguir um bom resultado e vamos ver o que vai acontecer depois”.

Na sexta, foi realizada mais uma maratona de 28 baterias na Praia de Maresias. O dia começou com oitenta surfistas e restaram apenas 24 para disputar o título do Hang Loose São Sebastião Pro, que vale um prêmio de 12.000 dólares e 3.000 pontos para o ranking do WSL Qualifying Series. Oito deles já passaram para a rodada classificatória para as quartas de final e os outros dezesseis vão disputar as quatro baterias restantes da quarta fase, que ficaram para abrir o sábado, às 8h00 na Praia de Maresias.

Michael Rodrigues decola em um aéreo para seguir na competição.
Único estrangeiro - Medina vai participar da primeira batalha por duas vagas nas quartas de final, contra dois brasileiros que estão na lista dos dez surfistas que se classificam para o CT pelo ranking do QS, Jessé Mendes e Michael Rodrigues, além do americano Kei Kobayashi, único estrangeiro que conseguiu passar para o sábado decisivo em Maresias na sexta-feira. Ele derrotou três brasileiros na segunda bateria da quarta fase e Caetano Vargas superou o também catarinense Alejo Muniz e o paulista Hizunomê Bettero na briga pela segunda vaga.

“Eu não penso em ganhar o evento, como todo mundo que entra numa competição, mas sempre tento fazer o meu melhor nas ondas pra passar as baterias”, disse Kei Kobayashi. “Eu já enfrentei vários competidores de alto nível e sinto que o meu surfe está no mesmo patamar. Mas, eu gostaria de competir com um atleta do CT, tipo Medina ou Adriano. Eu admiro muito eles, assisto todas as baterias deles para ver suas manobras e aprender estratégias, então seria uma honra ter uma chance de enfrentar os campeões mundiais aqui na casa deles”. 

A segunda classificatória para as quartas de final também já está formada, por Deivid Silva, Caetano Vargas, o potiguar Italo Ferreira da elite do CT e o paranaense Jihad Khodr, que impediu uma dobradinha dos irmãos Mendes no penúltimo confronto da sexta-feira. Os dois tiveram que brigar pelo segundo lugar e o líder do QS, Jessé Mendes, derrotou o mais jovem, Vitor. Ele foi eliminado junto com uma das revelações do Instituto Gabriel Medina, Leonardo Barcelos, que tinha passado junto com Medina na estreia do campeão mundial em Maresias.

 O potiguar Italo Ferreira também utilizou do aéreo para passar a bateria.
Estrelas do CT – Outras estrelas do CT também brilharam na sexta-feira de ondas menores, mas com boa formação ainda na Praia de Maresias para o show das principais atrações do Hang Loose São Sebastião Pro. Dos sete integrantes da “seleção brasileira”, o único a perder foi o pernambucano Ian Gouveia, para o potiguar Italo Ferreira e o cearense Michael Rodrigues na bateria que abriu a quarta fase. Os demais continuam vivos na disputa do título em Maresias, com Medina e o próprio Italo já avançando para a quinta fase da competição.

Os outros estão nas quatro baterias restantes da quarta fase que vão abrir o sábado. Wiggolly Dantas compete na primeira do dia, às 8h00. O potiguar Jadson André entra na segunda, o paulista Miguel Pupo na terceira e o campeão mundial Adriano de Souza disputa as duas últimas vagas para a rodada classificatória para as quartas de final com os também paulistas Alex Ribeiro e Geovane Ferreira, além do jovem potiguar Deyvson Santos, uma das surpresas do Hang Loose São Sebastião Pro.

Mineirinho estreou na bateria que fechou a terceira fase.
Mineirinho estreou na bateria que fechou a terceira fase e não decepcionou a torcida, que voltou a lotar a praia em frente a arena do evento, para ver de perto mais um campeão mundial em ação na Praia de Maresias. O paulista Thiago Guimarães passou junto com ele, superando o peruano Alonso Correa e o paraibano Samuel Igo na briga pelo segundo lugar.

“É uma sensação muito boa competir no Brasil e fico meio triste porque esse evento poderia ser um QS 10000. Mas, sei que nosso país está passado por um momento difícil, então acho importante nossa presença, então fiz questão de estar aqui prestigiando o evento”, disse Adriano de Souza. “A minha vibração é totalmente diferente aqui. No CT vale tudo realmente, pontos, classificação, título mundial, mas aqui é mais relax. Se eu ganhar, vai ser consequência da minha boa vibração, mas é difícil comparar QS com CT em termos de peso de cada bateria. Me sinto bem mais leve aqui, sem dúvidas”.

De Souza tirou self com a galera em Maresias.
Além dos tops do CT, os cinco brasileiros que estão se classificando para a elite dos top-34 da World Surf League pelo G-10 do QS, também se apresentaram na longa sexta-feira em Maresias. O líder, Jessé Mendes, passou para o último dia, mas o terceiro do ranking e também já confirmado no CT 2018, Yago Dora, perdeu logo em sua estreia no evento. Já os catarinenses Willian Cardoso e Tomas Hermes e o cearense Michael Rodrigues, estão entre os 24 classificados para o sábado decisivo do QS 3000 de São Sebastião.

O energético TNT apresenta o Hang Loose São Sebastião Pro, etapa do QS 3000 homologada pela WSL South America como a 52.a do WSL Qualifying Series 2017 e realizada com apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Itaipava, 89 Rádio Rock, Waves, Federação Paulista de Surf (FPS), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e Associação de Surf de Maresias (ASM). A competição será transmitida ao vivo da Praia de Maresias pelo www.worldsurfleague.com 

QUINTA FASE DO HANG LOOSE SÃO SEBASTIÃO PRO – baterias já formadas:
---1º e 2º=Quartas de Final / 3º=9º lugar (US$ 1.500 e 900 pts) e 4º=13º ($ 1.250 e 840 pts))
1ª) Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Kei Kobayashi (EUA)
2ª) Italo Ferreira (BRA), Deivid Silva (BRA), Jihad Khodr (BRA), Caetano Vargas (BRA)
QUARTA FASE – 3º=17º lugar (US$ 1.000 e 600 pts) e 4º=25º lugar (US$ 750 e 555 pts):
---------baterias que fecharam a sexta-feira:
1ª) 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-Italo Ferreira (BRA), 3-Ian Gouveia (BRA), 4-Douglas Silva (BRA)
2ª) 1-Kei Kobayashi (EUA), 2-Caetano Vargas (BRA), 3-Alejo Muniz (BRA), 4-Hizunomê Bettero (BRA)
3ª) 1-Jihad Khodr (BRA), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Vitor Mendes (BRA), 4-Leonardo Barcelos (BRA)
4ª) 1-Deivid Silva (BRA), 2-Gabriel Medina (BRA), 3-Weslley Dantas (BRA), 4-João Chianca (BRA)
---------baterias que vão abrir o sábado:
5ª) Wiggolly Dantas (BRA), Thiago Camarão (BRA), Mateus Herdy (BRA), Jean da Silva (BRA)
6ª) Jadson André (BRA), Willian Cardoso (BRA), Flavio Nakagima (BRA), Felipe Oliveira (BRA)
7ª) Miguel Pupo (BRA), Tomas Hermes (BRA), Peterson Crisanto (BRA), Thiago Guimarães (BRA)
8ª) Adriano de Souza (BRA), Alex Ribeiro (BRA), Geovane Ferreira (BRA), Deyvson Santos (BRA)
TERCEIRA FASE – 3º=33º lugar (US$ 550 e 360 pts) e 4º=49º lugar (US$ 450 e 330 pts):
1ª) 1-Italo Ferreira (BRA), 2-Kei Kobayashi (EUA), 3-Yagê Araujo (BRA), 4-Marcos Correa (BRA)
2ª) 1-Douglas Silva (BRA), 2-Alejo Muniz (BRA), 3-Roberto Araki (CHL), 4-Victor Bernardo (BRA)
3ª) 1-Hizunomê Bettero (BRA), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Robson Santos (BRA), 4-Tamaê Bettero (BRA)
4ª) 1-Caetano Vargas (BRA), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Lucca Mesinas (PER), 4-Kim Matheus (BRA)
5ª) 1-Jessé Mendes (BRA), 2-João Chianca (BRA), 3-Luel Felipe (BRA), 4-Renato Galvão (BRA)
6ª) 1-Jihad Khodr (BRA), 2-Weslley Dantas (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA), 4-Yago Dora (BRA)
7ª) 1-Deivid Silva (BRA), 2-Vitor Mendes (BRA), 3-Bino Lopes (BRA), 4-Wesley Leite (BRA)
8ª) 1-Gabriel Medina (BRA), 2-Leonardo Barcellos (BRA), 3-Luciano Brulher (BRA), 4-Icaro Ronchi (BRA)
9ª) 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Felipe Oliveira (BRA), 3-Facundo Arreyes (ARG), 4-Gabriel Farias (BRA)
10) 1-Thiago Camarão (BRA), 2-Flavio Nakagima (BRA), 3-Alan Donato (BRA), 4-Gustavo Ramos (BRA)
11) 1-Jadson André (BRA), 2-Mateus Herdy (BRA), 3-Yuri Gonçalves (BRA), 4-Alex Lima (BRA)
12) 1-Willian Cardoso (BRA), 2-Jean da Silva, 3-Marco Fernandez (BRA), 4-Wesley Santos (BRA)
13) 1-Miguel Pupo (BRA), 2-Geovane Ferreira (BRA), 3-Igor Moraes (BRA), 4-Raoni Monteiro (BRA),
14) 1-Tomas Hermes (BRA), 2-Deyvson Santos (BRA), 3-Rafael Teixeira (BRA), 4-Nicolas Vargas (CHL)
15) 1-Alex Ribeiro (BRA), 2-Peterson Crisanto (BRA), 3-Amando Tenorio (BRA), 4-Gabriel André (BRA)
16) 1-Adriano de Souza (BRA), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Alonso Correa (PER), 4-Samuel Igo (BRA)
SEGUNDA FASE – 3º=65º lugar com 210 pontos e 4º-81º lugar com 180 pontos:
---------baterias que abriram a sexta-feira:
9ª) 1-Facundo Arreyes (ARG), 2-Gustavo Ramos (BRA), 3-Diego Aguiar (BRA), 4-Guilherme Marques (BRA)
10) 1-Alan Donato (BRA), 2-Gabriel Farias (BRA), 3-Nate Dorman (EUA), 4-Junior Lagosta (BRA)
11) 1-Alex Lima (BRA), 2-Jean da Silva (BRA), 3-Luan Wood (BRA), 4-Cristobal Montecinos (CHL)
12) 1-Wesley Santos (BRA), 2-Yuri Gonçalves (BRA), 3-Pedro Neves (BRA), 4-Matheus Navarro (BRA)
13) 1-Geovane Ferreira (BRA), 2-Nicolas Vargas (CHL), 3-Gabriel Adisaka (BRA), 4-Adrian Garcia (PER)
14) 1-Deyvson Santos (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Samuel Pupo (BRA), 4-Daniel Adisaka (BRA)
15) 1-Gabriel André (BRA), 2-Samuel Igo (BRA), 3-Luan Carvalho (BRA), 4-Nathan Kawani (BRA)
16) 1-Alonso Correa (PER), 2-Amando Lins (BRA), 3-Pericles Dimitri (BRA), 4-José Gundesen (ARG)
---------baterias que fecharam a quinta-feira:
1ª) 1-Yagê Araujo (BRA), 2-Roberto Araki (CHL), 3-Jackson Santos (BRA), 4-Renan Argemiro (BRA)
2ª) 1-Douglas Silva (BRA), 2-Kei Kobayashi (EUA), 3-Neto Moura (BRA), 4-Tomas Lopez Moreno (ARG)
3ª) 1-Robson Santos (BRA), 2-Kim Matheus Marcondes (BRA), 3-Franklin Serpa (BRA), 4-Lucas Vicente (BRA)
4ª) 1-Caetano Vargas (BRA), 2-Tamaê Bettero (BRA), 3-Guillermo Satt (CHL), 4-Juninho Urcia (PER)
5ª) 1-João Chianca (BRA), 2-Jihad Khodr (BRA), 3-Alessandro Dias (BRA), 4-Pedro Silva (BRA)
6ª) 1-Weslley Dantas (BRA), 2-Renato Galvão (BRA), 3-Guilherme Villas Boas (BRA), 4-Leonardo Berbet (BRA)
7ª) 1-Vitor Mendes (BRA), 2-Luciano Brulher (BRA), 3-Luis Perloiro (PRT), 4-José Francisco (BRA)
8ª) 1-Leonardo Barcellos (BRA), 2-Wesley Leite (BRA), 3-Renan Peres (BRA), 4-Artur Silva (BRA)


Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates