Mineirinho está nas quartas Tyler é bi do Rio Pro | Com vídeo

Adriano de Souza ganhou a bateria brasileira contra Gabriel Medina e Wiggolly Dantas depois da australiana conquistar sua terceira vitória no Rio de Janeiro e a segunda consecutiva no Rio Pro.

Adriano de Souza ganhou a bateria brasileira contra Medina e Wiggolly.
Colaboração de texto: João Carvalho/©WSL
Colaboração de foto: Smorigo/Poullenot/©WSL

A australiana Tyler Wright conquistou o bicampeonato do Rio Pro no domingo de praia lotada e boas ondas de 3-4 pés em Itaúna, Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Foi o terceiro título da atual campeã mundial na etapa brasileira do World Surf League Championship Tour, pois a primeira vitória foi em 2013. Com os 10.000 pontos de Saquarema, Tyler Wright passa a dividir a liderança do ranking com Stephanie Gilmore.


O campeão mundial Gabriel Medina.
Depois da final feminina contra a francesa Johanne Defay, começou a batalha por vagas para as quartas de final masculinas e Adriano de Souza ganhou a primeira, na bateria brasileira com o também campeão mundial Gabriel Medina e outro paulista, Wiggolly Dantas. Os três deram um show para o público que compareceu em peso na Praia de Itaúna no Dia das Mães. Wiggolly largou na frente, até Mineirinho surfar sua primeira onda que valeu 8,67.

Com uma escolha impecável das melhores ondas que entraram na bateria, Adriano surfou uma direita com o mesmo ataque de manobras potentes para tirar nota 8,60 e atingir imbatíveis 17,27 pontos. Medina passou então a arriscar os aéreos para delírio da torcida e no melhor deles recebeu a maior nota da bateria - 9,0. Wiggolly também mostrou a força das suas manobras de frontside nas esquerdas e de backside nas direitas de Itaúna e conseguiu 8,77 em sua última onda para terminar em segundo lugar com 16,54 pontos, contra 16,53 de Medina.


"Fiquei feliz com o meu surfe especialmente contra o campeão mundial Gabriel Medina e o Wiggolly (Dantas), que está quebrando nesse evento", disse Adriano de Souza. "Estou amarradão por passar direto para as quartas de final em frente dessa torcida brasileira, que é incrível. E como hoje (domingo) é o Dia das Mães, quero dedicar essa bateria para a minha mãe. Ela não está aqui, mas sei que está me assistindo e eu fiquei pensando nela o tempo inteiro. Esse campeonato está alucinante, com boas ondas e praia lotada todos os dias, então espero seguir avançando para fazer a final aqui".

Wiggolly Dantas vai disputar vaga na semi com Joel Parkinson.
Apesar das derrotas, esta quarta rodada é classificatória e a vitória vale passagem direta para as quartas de final, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na quinta fase. Wiggolly Dantas e o australiano Joel Parkinson vão disputar a primeira bateria e quem vencer enfrentará Adriano de Souza na abertura das quartas de final do Rio Pro. A segunda será mais um confronto 100% brasileiro na Praia de Itaúna, entre Gabriel Medina e Yago Dora, valendo vaga para o duelo com Mick Fanning. O tricampeão mundial achou boas ondas para mostrar o seu surfe de borda agressivo, sempre usando muita força nas manobras para tirar notas 9,5 e 8,0 e superar Joel Parkinson e, principalmente, o ataque aéreo de Yago Dora.

O australiano Adrian Buchan derrotou Jordy Smith e Matt Wilkinson.
As outras vagas diretas para as quartas de final disputadas no domingo em Saquarema foram conquistadas pelos australianos Adrian Buchan e Owen Wright. Adrian derrotou o sul-africano Jordy Smith por pouco - 15,67 a 15,24 - na bateria que outro australiano ficou em último, Matt Wilkinson. Owen tirou a maior nota do dia - 9,73 - para vencer essa bateria que fechou o domingo na Praia de Itaúna por 17,23 pontos, contra 16,83 do norte-americano Kanoa Igarashi e 15,94 do australiano Julian Wilson. Os derrotados também terão outra chance de avançar para as quartas de final na quinta fase do Rio Pro. A primeira chamada para a segunda rodada classificatória será as 6h45 da segunda em Saquarema.


Owen Wright pode sair do Rio com a lycra amarela de lider.
Owen Wright é um dos dois únicos surfistas que podem tirar a lycra amarela do WSL Leader de John John Florence no Brasil. O australiano divide o segundo lugar no ranking com Jordy Smith e, para ultrapassar o havaiano, ambos precisam chegar nas semifinais da etapa brasileira na "Capital Nacional do Surf". Owen já deu o primeiro passo para isso, enquanto o sul-africano ainda terá que passar por Julian Wilson na quinta fase para voltar a enfrentar Adrian Buchan nas quartas de final.

As primeiras colocadas Johanne Defay e Tyler Wright.
Bicampeã do Rio Pro - Enquanto a batalha pelo título masculino vai aguardar a chegada das grandes ondas previstas para entrar no meio da semana em Saquarema, as meninas já se despediram da etapa brasileira da World Surf League no domingo. A grande final começou as 9h15 com a Praia de Itaúna já lotada por um grande público que começou a chegar cedinho para assistir as semifinais femininas iniciadas as 7h30 em Saquarema.

Tyler poderia igualar o recorde de vitórias da etapa brasileira do CT no Rio de Janeiro, pois a única a ganhar três vezes foi a também australiana Pauline Menczer em 1994, 1997 e 1998. Tyler já tinha dois títulos no Postinho da Barra da Tijuca, em 2013 e 2016, e também conseguiu o tricampeonato com brilhantes apresentações em Saquarema. Tyler agora volta ao topo do ranking, passando a dividir a liderança com a também australiana Stephanie Gilmore.


Tyler foi carregada por Owen Wright e Matt Wilkinson.
"Foi uma semana ótima aqui em Saquarema e estou muito feliz por vencer de novo no Brasil", disse Tyler Wright. "A minha equipe é muito unida, com meu irmão (Owen Wright), o Wilko (Matt Wilkinson), Laura Enever e o Mick (Fanning). Meu técnico assistiu tudo da Austrália e faz alguns dias que nem dorme direito por causa do fuso horário. Estou feliz por agora estar empatada na liderança do ranking e vai ser bem interessante ver quem vai ficar na frente em Fiji. Estou me sentindo bem, continuo aprimorando o meu surfe e sempre atenta para continuar aprendendo".

A francesa Johanne Defay surfou a primeira onda da bateria final, uma esquerda pequena que abriu para a parede para fazer uma série de manobras até o fim. A australiana começou numa direita e já mostrou toda a agressividade do seu surfe, atacando os pontos críticos da onda com força e velocidade para largar na frente com nota 7,50, contra 5,33 da sua oponente. Logo Tyler pega outra direita para aplicar duas manobras potentes de frontside que valeram 6,50. Johanne erra na escolha de uma esquerda que fecha rápido e deixa o caminho livre para Tyler pegar outra direita e sair detonando uma série de batidas e rasgadas muito fortes para receber 9,67 dos juízes. 


Tyler Wright somou 17,17 pontos na final.
A francesa só surfa sua primeira onda boa quando restavam 15 minutos para o término da bateria e sai da "combination" com nota 7,43, passando a precisar de 9,74 pra vencer. No entanto, não entraram mais ondas boas e o bicampeonato de Tyler Wright foi confirmado por 17,17 a 13,20 pontos.

"Foi muito legal fazer essa final com a Tyler (Wright)", disse Johanne Defay, que ganhou a quarta posição no ranking da norte-americana Courtney Conlogue. "Nós duas pegamos boas ondas o evento inteiro e estou feliz por ter passado tantas baterias aqui, num lugar que eu não conhecia. Sinto que ainda estou aprendendo a cada etapa e acho que a Tyler surfa melhor de frontside do que eu. Ela pegou as melhores direitas da bateria e mereceu vencer. Agora meu foco já muda para defender o título em Fiji que conquistei no ano passado".

Johanne Defay chegou a quarta posição do ranking no Rio.
Ninguém surfou como Tyler Wright no último dia da competição feminina na Praia de Itaúna. Ela mostrou toda a agressividade, velocidade e radicalidade do seu surfe nas direitas e esquerdas que pegou nas duas baterias que disputou. Primeiro, ganhou a reedição da final australiana do ano passado com Sally Fitzgibbons por uma larga vantagem de 17,87 a 13,77 pontos. Depois, não deu qualquer chance também para a francesa Johanne Defay, que tinha vencido a primeira bateria do dia com a onda surfada no último minuto contra a australiana Nikki Van Dijk.


Sally Fitzgibbons chegou à semifinal em Saquarema.
"Apesar de não ter ido pra final, eu adorei esse tempo que passei aqui em Saquarema", disse Sally Fitzgibbons, que ocupa a terceira posição no ranking, bem perto das líderes Tyler Wright e Stephanie Gilmore. "O que mais amo no surfe é que você nunca sabe como as ondas estarão. Foi difícil chegar tão perto da final, mas sinto que fiz o meu melhor, surfei bem, só que a Tyler (Wright) pegou as melhores ondas da bateria. Estou amarradona por estar aqui, esse lugar tem uma energia incrível e estou me sentindo bem confiante para o próximo desafio em Fiji".

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global do Jeep e Airbnb e a Oi como patrocinador "naming rights" da etapa brasileira apresentada por Corona. O Boticário e TNT Energy Drink são dois novos patrocinadores do Oi Rio Pro 2017, que é realizado com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), da Prefeitura Municipal de Saquarema, Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS). A competição está sendo transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com


QUARTA FASE DO OI RIO PRO - Vitória=Quartas de Final / 2º e 3º=Quinta Fase:
1ª) 1-Adriano de Souza (BRA)=17.27, 2-Wiggolly Dantas (BRA)=16.54, 3-Gabriel Medina (BRA)=16.53
2ª) 1-Mick Fanning (AUS)=17.50, 2-Yago Dora (BRA)=15.13, 3-Joel Parkinson (AUS)=12.54
3ª) 1-Adrian Buchan (AUS)=15.67, 2-Jordy Smith (AFR)=15.24, 3-Matt Wilkinson (AUS)=12.66
4ª) 1-Owen Wright (AUS)=17.23, 2-Kanoa Igarashi (EUA)=16.83, 3-Julian Wilson (AUS)=15.94

QUINTA FASE - Vitória=Quartas de Final e Derrota=9º lugar com 4.000 pontos e US$ 13.700:
1ª) Joel Parkinson (AUS) x Wiggolly Dantas (BRA)
2ª) Gabriel Medina (BRA) x Yago Dora (BRA)
3ª) Jordy Smith (AFR) x Julian Wilson (AUS)
4ª) Matt Wilkinson (AUS) x Kanoa Igarashi (EUA)

QUARTAS DE FINAL - 5º lugar com 5.200 pontos e US$ 16.500 de prêmio:
1ª) Adriano de Souza (BRA) x vencedor da 1ª bateria da Quinta Fase
2ª) Mick Fanning (AUS) x vencedor da 2ª bateria da Quinta Fase
3ª) Adrian Buchan (AUS) x vencedor da 3ª bateria da Quinta Fase
4ª) Owen Wright (AUS) x vencedor da 4ª bateria da Quinta Fase

RESULTADOS DO ÚLTIMO DIA DO OI RIO WOMEN´S PRO:
Bicampeã: Tyler Wright (AUS) por 17,17 pontos (9,67+7,50) - US$ 60.000 e 10.000 pontos
Vice-campeã: Johanne Defay (FRA) com 13,20 pontos (7,43+5,77) - US$ 30.000 e 8.000 pontos

SEMIFINAIS - 3º lugar com 6.500 pontos e US$ 18.250 de prêmio:
1ª) Johanne Defay (FRA) 14.33 x 13.37 Nikki Van Dijk (AUS)
2ª) Tyler Wright (AUS) 17.87 x 13.77 Sally Fitzgibbons (AUS)

TOP-10 DO JEEP WSL RANKING - após 4 etapas:
1ª) Tyler Wright (AUS) - 29.700 pontos
1ª) Stephanie Gilmore (AUS) - 29.700
3ª) Sally Fitzgibbons (AUS) - 28.200
4ª) Johanne Defay (AUS) - 23.000
5ª) Courtney Conlogue (EUA) - 21.800
6ª) Nikki Van Dijk (AUS) - 20.200
7ª) Lakey Peterson (EUA) - 19.550
8ª) Carissa Moore (HAV) - 17.350
9ª) Sage Erickson (EUA) - 16.750
10ª) Keely Andrew (AUS) - 15.450
14ª) Silvana Lima (BRA) - 8.550
19ª) Tainá Hinckel (BRA) - 1.750

CAMPEÃS DAS ETAPAS FEMININAS DO MUNDIAL DE SURF NO RIO DE JANEIRO:
WSL 2017 - Tyler Wright (AUS) - Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
WSL 2016 - Tyler Wright (AUS) - Postinho da Barra da Tijuca e Grumari, Rio de Janeiro
WSL 2015 - Courtney Conlogue (EUA) - Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2014 - Sally Fitzgibbons (AUS) - Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2013 - Tyler Wright (AUS) - Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2012 - Sally Fitzgibbons (AUS) - Postinho da Barra e Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2011 - Carissa Moore (HAV) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 2008 - Melanie Bartels (HAV) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1999 - Andréa Lopes (BRA) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1998 - Pauline Menzer (AUS) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1997 - Pauline Menczer (AUS) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1994 - Pauline Menczer (AUS) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1993 - Neridah Falconer (AUS) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
WCT 1992 - Wendy Botha (AFR) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
IPS 1977 - Margo Oberg (AUS) - Praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)

Compartilhe:

Postar um comentário

 
Direitos reservados © 2016 NaRede Gestão de Informações. Desenhado por: OddThemes Distribuido por: Blogger Templates